A beleza e o poder da poesia - Mai Văn Phấn

A beleza e o poder da poesia

 

 

 

Mai Văn Phấn

 

 

Seja escrita com qualquer tendência, a poesia sempre carrega a beleza do primordial, para a ressurreição, para recriar o mundo, sempre em oposição ao mal e ao mal. A poesia é a luz que afasta as trevas, a água fresca para tornar a terra verdejante, é um remédio eficaz que cura as feridas da alma, desperta a boa consciência da humanidade para que não caia no pântano da depravação, para viver mais vida amigável à bondade.

 

A história, a psicologia, as práticas tradicionais de cada nação... criaram os códigos na sua linguagem, é ao mesmo tempo explícito e também enigmático por trás dos sinais de rimas, provérbios, canções folclóricas e... Poesia. Tudo queimado, enquanto a chama eterna iluminava a estatura característica da nação. Tornou-se propriedade espiritual do povo vietnamita ao longo de milhares de anos de construção e defesa do país. Juntamente com a história, os excelentes poemas, os belos versos que exaltam o belo ideal da independência nacional e os elevados valores da cultura humana, criando recursos internos e um poder extraordinário para recuperar o nosso país, no passado.

 

Ao longo de cada período histórico, as trocas entre culturas tornaram-se alteradas, mais enriquecidas para a concepção de poesia. A poesia da concepção de cada nação é válida apenas na língua nativa, é unilateral e a pobreza, não pode sobreviver por muito tempo quando as trocas, a migração e a integração na história trouxeram para a poesia as novas concepções. São ventos fortes vindos de fora correndo para fazer mudanças, prosperando os conceitos de vida tradicionais disponíveis. O Movimento da Nova Poesia (1930 - 1945) é um exemplo típico - o resultado da interculturalidade Oriente-Ocidente no início do século XX.

 

Vivemos em um mundo ainda com muito abismo entre nações, entre pessoas que não se conhecem, às vezes um poço muito profundo..., a poesia como ponte, uma mão sincera, voz calorosa para nos unirmos, empáticos, nos entendendo melhor . Graças à poesia, pudemos admirar a beleza milagrosa, o mistério... bem como ver a epifania da força mental e do potencial daquela nação. Estamos nos apoiando na poesia para melhorar a cada dia, mudar, crescer e igualdade entre as nações do planeta.

 

Poesia com uma miríade de conceitos e diferenças diferentes, sempre modificada para ser perfeita, rica ao longo do tempo como uma grande árvore no céu amplo enxertando mais galhos. Cada indivíduo criativo escolherá para ele um caminho separado, mas todos os poetas têm o mesmo destino: explorar e honrar a Beleza. Poetas muitas vezes solitários na criação com ego separado, o seu único, mas na privacidade, parecia solitário, ele se encontrou com a humanidade, ele viu a fonte da aspiração, cara a cara o sonho da humanidade de um mundo pacífico, sem discriminação de raça , religião, além dos rigores da guerra, dos desastres naturais, dos motins… É o mundo dos valores das culturas humanas. Portanto, a estatura do poeta não está principalmente nos problemas que ele expõe, mas na maneira como ele aborda, na maneira de levar as emoções reprimidas ao auge para um problema aparentemente simples, mas seu desempenho foi grande e inesperado. A luz ilumina para que seus leitores vejam as grandes preocupações dos tempos e a atualização da vida. Poesia inesperada fala a linguagem sincera. E a sinceridade é sempre a principal arte da poesia.

 

Reconhecemos que a verdadeira poesia, embora seja de especial importância ou indiferente, para ser glorificada ou aproveitada sempre brilha.

 

Ressalte-se que toda atitude, tom das emoções humanas muitas vezes é uma desculpa, e não o propósito da poesia. A poesia cria um mundo separado que só o poeta possui. Todos os fenômenos da vida, a relação do homem com o homem, do homem com a natureza são “materiais”, por isso o poeta colocou em espaço separado o seu milagroso. A poesia não impõe que muitas vezes abra a porta do leitor para o mundo do poeta, exatamente ao invés, orientando o poeta, sugestão para que o próprio leitor abra a porta de sua alma, para que veja as maravilhas e o inesperado, como alguém encontrou o tesouro exatamente em sua própria casa.

 

Buscar a posição de uma poesia vietnamita na região e no mundo hoje é uma oportunidade e um desafio para o poeta contemporâneo do Vietnã. Seremos deixados para trás e esquecidos se vocês ainda mantiverem os velhos conceitos. Absolutamente necessário entrar em contato com a forma de arte e ideia que a poesia do mundo passou a criar novos valores e separar. Precisamos determinar com precisão e autenticidade a posição da poesia vietnamita e o que precisamos fazer. Anseio e acredito que criaremos os poemas que sejam inovações modernas e que tenham as características profundas do Vietnã. Se a beleza da poesia é a beleza de uma flor que permeia a cultura humana, então o poder da poesia é replicar emoções e ideias, trazer à tona os valores do novo espírito, de um novo mundo.

 

Trad. por Trần Nghi Hoàng

Traduzir de Inglês para Português por Florbela Lan

 

 

 

 

 

 

 

 

BÀI KHÁC
1 2 3 4 5  ... 

image advertisement
image advertisement
image advertisement




























Thiết kế bởi VNPT | Quản trị